segunda-feira, 1 de agosto de 2011

{Senhorita RH} - Entrevista de emprego, onde foi que eu errei?



“Fiz uma entrevista para uma vaga de emprego e ninguém me ligou para dizer o porquê não fui selecionada.  Onde foi que eu errei??? “
O que acontece é que tudo envolve capital (dinheiro), o processo de selecionar depende de uma verba destinada para isto.
Cada vaga exige um perfil, que é traçado na fase que antecede o processo de seleção. Quem faz esta descrição para o preenchimento da vaga é órgão requisitante. Este perfil é encaminhado ao setor de Recursos Humanos que será responsável pela forma como será feito o recrutamento e a seleção
O RH realiza todo um processo minucioso para chegar aos candidatos que se encaixam na vaga, ele avalia o perfil psicológico, as habilidades necessárias e as competências exigidas para aquele cargo. É o peneiramento de quem tem ou não o perfil desejado.
Atenção!!!!!A decisão final não é do RH, a decisão de quem fica com a vaga é do gerente responsável pela requisição.
Se não te ligarem depois da entrevista, não fique chateada, pois provavelmente você não se encaixou em algum momento no perfil, e como existe um custo para recrutar e selecionar pessoas, com certeza nenhuma empresa vai gastar tempo e nem dinheiro para dizer a cada candidato eliminado o motivo pelo qual ele não foi selecionado para preencher aquela vaga. Isto não existe!! Nunca ouvi dizer que alguma empresa faz isto!!!
Não pense que o mundo está contra você, pois não está!
A solução é: procure se aprimorar estudando sobre o assunto faça cursos, tudo está disponível na web.
Existem muitos artigos sobre como encarar uma entrevista. No site do CIEE, por exemplo, existem cursos rápidos que ensinam, através de situações simuladas, como a (o) candidata (o) deve ser vestir, como saber a real intenção atrás de cada pergunta feita pelo entrevistador e muitas outras informações a respeito.
Se tiver alguma pergunta, escreva nos comentários, pois a Senhora RH responde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário